O MEIO ENVOLVENTE
Em termos de clima, apesar de a comarca de La Selva pertencer, como o resto da Catalunha, à área bioclimática mediterrânica, a região apresenta uma grande variedade de microclimas, devido ao seu relevo tão acentuado.Assim, pode encontrar-se um clima de montanha quase atlântico, até um clima tipicamente mediterrânico.De qualquer forma, o carácter húmido do clima permite o crescimento de uma rica vegetação.O bosque ocupa 67,7% da superfície da comarca (pelo que o sector florestal tem sido um dos pilares históricos das atividades da região).
Santa Coloma de Farners é a capital da comarca de La Selva, e está localizada no centro geográfico da mesma, na fronteira entre as planícies e as montanhas de Les Guilleries. Atualmente tem 12.200 habitantes.Encontra-se a uma altitude de 142 metros acima do nível do mar; fica a 24 km de Girona, a 90 km de Barcelona e a 30 km da Costa Brava, e oferece uma ampla gama de serviços educativos, culturais, de assistência médica, de alimentação e de lazer.
O município compreende o núcleo urbano, e as localidades de Sant Pere Cercada, Castanyet, San Miquel de Cladells, Valle i Vallori e, mais recentemente, a urbanização Santa Coloma Residencial.
Santa Coloma tem uma topografia de transição: do centro da cidade para Este começa a planície de La Selva, enquanto que a Oeste se encontram as montanhas de Les Guilleries e os contrafortes de L'Espinau, Santa Bàrbara e La Serra del Curvo. Neste semicírculo de montanhas, encontram-se dispersos vários montes, vales, outeiros e ravinas, e um importante conjunto de ermidas de grande interesse histórico, artístico e religioso que valem bem uma visita.
Visitar Santa Coloma tem algumas paragens essenciais: a Praça Farners com os seus plátanos centenários e a imponente torre sineira; as velhas ruas que partem da praça e oferecem algumas fachadas Art Nouveau (Pare Rodés, Mayor,etc.), que são o espelho de uma época de esplendor a princípios do século XX.Vale a pena dar um passeio por essas ruas que conformam o centro comercial da cidade. Mas sem sombra de dúvida, são os arredores da cidade que a definem como um centro de repouso: o Parque de San Salvador, com as suas fontes, o ribeiro e os passeios, e também o balneário termal Termes Orion e o centro lúdico termal Magma.